noticias25 OPERAÇÃO - Polícia investiga esquema de emissão de diplomas falsos para professores na Paraíba

Polícia

OPERAÇÃO - Polícia investiga esquema de emissão de diplomas falsos para professores na Paraíba

Segundo a Polícia Civil, empresa emitia diplomas de mestrado e doutorado de forma irregular

Publicada em 31/01/2025 às 08:06h - 65 visualizações - Aristelson Silva/G1

Compartilhe nas redes sociais

OPERAÇÃO -  Polícia investiga esquema de emissão de diplomas falsos para professores na Paraíba
 (Foto: Internet)


Uma operação da Polícia Civil da Paraíba está investigando um suposto esquema de emissão fraudulenta de diplomas de mestrado e doutorado. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (30).


Nesta quinta foram cumpridos dois mandados de busca em Campina Grande, sendo um na sede da empresa investigada e outro na residência do seu proprietário, que, de acordo com a polícia, é considerado o líder da organização criminosa.
A reportagem entrou em contato com a defesa da empresa ESL Centro Educacional, alvo da investigação. A defesa disse que ainda está se familiarizando com os detalhes do caso e, assim que possível, emitirá uma nota oficial.


Segundo as investigações, o proprietário usava a empresa para dar a falsa impressão de regularidade na oferta dos cursos, alegando que seriam oferecidos por uma universidade do Paraguai.
Este esquema fraudulento, segundo a investigação, causou um prejuízo superior a R$ 2,4 milhões às vítimas, que pagaram mensalidades, bancas examinadoras, processos de revalidação e outras despesas por um curso sem nenhuma validade jurídica.


Além de Campina Grande, a operação também cumpriu mandados no Espírito Santo. Um deles teve como alvo o suspeito de falsificação de diplomas, eram apresentados como se fossem oriundos de um processo de revalidação de diplomas estrangeiros inexistente.
Na Paraíba, as vítimas, em sua maioria, eram professores da rede pública de ensino de várias cidades da Paraíba, incluindo Barra de Santa Rosa, Damião, Cuité, Picuí, Sossego, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Frei Martinho, além de outras localidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 


Várias universidades brasileiras também foram prejudicadas, uma vez que os diplomas falsificados usavam seus nomes, logos e selos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site LITORAL NORTE FM Nosso Whatsapp (83)986626264
Visitas: 262308 Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - LITORAL NORTE FM - Rua: Cel. luiz Inácio, 583 Centro - Mamanguape PB - CNPJ 36.887.694/0001-78
Converse conosco pelo Whatsapp!